sexta-feira, setembro 12, 2014

Tagged under: , , , , , , ,

Estamos mais próximos do sabre de Luz cristalizada?




Cientistas garantem ter solidificado a luz. Através de uma estrutura feita de materiais semicondutores que contém 100 bilhões de átomos projetados para agirem como um átomo artificial, que foi baseado em um processador quântico que os pesquisadores da universidade de Princeton vem desenvolvendo desde 2007.
Detalhe do processador fotônico onde o experimento foi realizado.





Controlando o funcionamento do átomo artificial no interior do chip e a energia fluindo pelo supercondutor, os pesquisadores podem fazer com que a luz fique "espirrando" de um lado para o outro, como se fosse um líquido, ou simplesmente congele, criando um "cristal de luz". Ou seja, além de se comportar como onda e como partícula, agora a luz se manifestou como matéria sólida como esta é vista pelas leis da mecânica clássica, criando uma forma simples e direta de interagir e, eventualmente, interferir com a matéria na fronteira quântico-clássica. Será que estamos próximos do desenvolvimento do sabre de luz.


Luz cristalizada: inicialmente os fótons fluem facilmente entre os dois qubits, produzindo as grandes ondas à esquerda. A seguir, a luz cristaliza, mantendo os fótons no lugar (direita)


0 comentários:

Postar um comentário