sexta-feira, agosto 08, 2014

Tagged under: , , , , ,

Processador que imita o Cérebro

Com o Núcleo base apresentando 256 linhas de entrada representando os axônios, e 256 linhas de saída fazendo a vez dos neurônios, a IBM apresentou o seu chip multinúcleo chamado de TrueNorth, que é o seu mais novo jogador em busca da criação de um cérebro eletrônico.
Os intitulados processadores neuromórficos são a forma que os pesquisadores estão encontrando para criarem um cérebro eletrônico, diferente dos processadores baseados na arquitetura von Neumann, estes chips trabalham baseados em eventos, então cada sinapse (sinal de controle) esta atrelada a um evento, de tal forma, que uma especifica área só trabalha quando é solicitada conferindo um incrível baixo consumo para um chip que ocupa o tamanho de um selo.










O processador neuromórfico foi testado executando com sucesso um teste de detecção de imagens, que consistia em identificar objetos como pessoas ou ciclistas contra uma imagem de fundo. Tal como o cérebro, a rede neural do processador consegue executar tarefas como o reconhecimento de padrões de forma muito mais eficiente do que os processadores convencionais. Estamos longe de conseguir criar um cérebro eletrônico, mas estamos a caminho de novos ramos de estudo onde os atuais processadores são deficientes.[EOT]

0 comentários:

Postar um comentário